domingo, 5 de abril de 2015

Ano Litúrgico Tempo da Páscoa

O Mistério Litúrgico

A ressurreição de Cristo foi princípio de renovação, de vida nova, para todos os homens e as coisas: uma primavera espiritual.

Os cinquenta dias do Tempo Pascal (da Páscoa a Pentecostes) são marcados pela alegria profunda dos nossos corações, que é fé na ressurreição do Salvador e fidelidade renovada ao nosso Batismo, no qual somos co-ressuscitados com Cristo; o canto do Aleluia, que ressoa repetidamente na liturgia, manifesta o júbilo deste período. 

Jesus ressuscitado e vivo continua presente no meio dos seus; durante cinquenta dias o círio pascal, aceso na noite de Páscoa, é símbolo e testemunho desta presença, enquanto cada domingo deste período celebra os diversos modos da presença e manifestação do Senhor ressuscitado em sua Igreja.

No segundo Domingo da Páscoa a aparição do Senhor no meio dos seus consagra o ritmo dominical da sua presença no meio da assembleia festiva dos fiéis: o domingo, festa primordial, dia do Senhor ressuscitado, se torna sinal semanal da Páscoa.

No terceiro Domingo reconhecemos o Senhor na fração do pão: Ele está presente no meio de nós através dos sinais sacramentais.

No quarto Domingo o Bom Pastor nos manifesta o mistério da presença do Cristo nos pastores da Igreja.

No quinto Domingo a caridade fraterna é vista como a manifestação de Jesus ressuscitado; através do amor que une os membros da Igreja, os homens reconhecerão o amor com que Cristo os ama.

No sexto Domingo Jesus promete o seu Espírito como princípio da vida pascal da Igreja e de todo cristão; a ação do Espírito de verdade constrói interiormente o templo espiritual.

No dia da Ascensão (sétimo Domingo), Jesus, antes de subir ao Pai, envia ao mundo suas testemunhas; elas e todo o povo profético manifestarão Jesus Cristo Salvador.

Em Pentecostes: o Espírito Santo realiza a plenitude da Páscoa de Cristo por meio da Igreja. Impelidos pela força de Jesus Ressuscitado e pela fé, os Apóstolos partem para sua missão no mundo.

Celebrar a Eucaristia neste período de Páscoa significa particularmente: reconhecer todas as manifestações de Jesus ressuscitado na sua Igreja; tornar-nos instrumento destas manifestações, como membros do povo sacerdotal: dar graças ao Pai pela presença continua de Jesus ressuscitado entre nós.

Para a Celebração

Fonte: Missal Dominical (Paulus)

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia  
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://catequesecristacatolica.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"